sobre o
SLAM
O Slam da Guilhermina é um campeonato de poesias faladas – o 2º Poetry Slam do Brasil – evento que reúne mensalmente mais de trezentas pessoas em uma praça – arena – a céu aberto na Vila Guilhermina – Zona Leste Paulistana, desde fevereiro de 2012.
Organizamos também o Slam de Poesias Interescolar de São Paulo.
Nosso evento segue o cânone dos poetry slam’s espalhados pelo mundo, e dentro deste existem as regras universais, são elas: a pessoa deve ter três poesias autorais que durem no máximo três minutos durante sua apresentação, não é possível utilizar adereços, figurinos e acompanhamento musical. No caso de empate os poetas apresentarão outras poesias até o desempate.
Os cinco jurados para avaliação são escolhidos dentre o público que frequenta o evento, sendo assim impassíveis de julgamento, pois não possuem nenhuma formação especifica ou entendimento pleno sobre todos os temas e assuntos apresentados no torneio, eles analisam a partir do que sentem e observam, e definem suas notas de 0,0 a 10, sendo excluídas a menor e a maior nota. Toda edição sai um vencedor e todos se encontram na finalíssima do ano, e sendo o vencedor desta irá disputar o Slam BR, o vendedor representará o Brasil na Copa do Mundo de Slam de Paris.
O Coletivo Slam da Guilhermina é formado por Emerson Alcalde (Vice-Campeão do Mundo de Poesias disputado na França em 2014), Uilian Chapéu, Cristina Assunação e Rodrigo Motta.
Apresentações – 40ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires 2014, Sesc Jundiaí, Sesc São Caetano, Sesc Registro, Sesc Itaquera, Sesc Interlagos, Sesc Belenzinho, Bienal do Livro 2014 e 2016, Virada Cultural 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, Centro Cultural São Paulo, Casa das Rosas, Primavera dos Livros 2014, Biblioteca Mario de Andrade, Biblioeteca de São Paulo, VI Encontro Paulista de Hip Hop 2012, Semana do Hip Hop 2015, 2016, entre outras.
VAI – Programa de Valorização das Iniciativas Culturais da Prefeitura Municipal de São Paulo 2013.
ProAC Saraus da Secretaria de Estado da Cultura 2014.
Prêmio Milton Santos – Menção honrosa da Câmara dos Vereadores de São Paulo