FILTRO
limpar filtros
buscar por:
  • POESIAS
  • POETAS
  • SLAMS
ordenar por:
  • mais recentes
  • mais antigos
  • ordem alfabética A-Z
  • ordem alfabética Z-A
< poesias

Adeus Professor, adeus Professora

por Fernaun

sobre a

POESIA

Adeus Professor, adeus Professora

 

 

"Adeus professor? Adeus professora? A competição nesse país destoa. Meu ego me joga no mar, faz tempestade o que era uma garoa. Mas sei lá, penso nessas voltas de Slam, poeta que hoje é ídolo até ontem era fã, é que o chão é liso, é lindo. Despenca que tem mais uns cem vindo, bom, é bom demais mano, traz de volta o compromisso... mas eu vou salvar o mano como? Recitando? Salve poeta Kaya, então pode crer que vamos, lembrar do que é preciso, lembrar do que tá faltando, é o acesso da criança que a educação não tá acessando, é estrago, é estranho, e ela não acessa o mercado, é desigual, é sem tamanho, eu tô achando que é parte de um plano. Eu tô achando que é parte de um plano."

FICHA TÉCNICA:
vídeo por Slam da Guilhermina
Interpretação em libras por MÃO PRETA LIBRAS
com Carol Fomin

DATA: 2018

Adeus professor? Adeus professora? A competição nesse país destoa. Meu ego me joga no mar, faz tempestade o que era uma garoa. Mas sei lá, penso nessas voltas de Slam, poeta que hoje é ídolo até ontem era fã, é que o chão é liso, é lindo. Despenca que tem mais uns cem vindo, bom, é bom demais mano, traz de volta o compromisso... mas eu vou salvar o mano como? Recitando? Salve poeta Kaya, então pode crer que vamos, lembrar do que é preciso, lembrar do que tá faltando, é o acesso da criança que a educação não tá acessando, é estrago, é estranho, e ela não acessa o mercado, é desigual, é sem tamanho, eu tô achando que é parte de um plano. Eu tô achando que é parte de um plano.

Então adeus professor? Adeus professora? Levanta a mão aí quem acha que uma prova de vestibular traz alguma coisa boa? Rouba a infância da criança frente à uma competição traiçoeira e devastadora, é mais uma barreira, a vida inteira, duradoura, mas que porra, deixa a criança estudar, deixa a criança estudar, fazer do céu o infinito que ela criança vai acessar, mas por onde? Se eles plantam a fome, diz pra mim no fim quem é que colhe? No fim, quem é que come?

Adeus professor, adeus professora, põem fogo nessa merda toda, quebra tudo, revira o corpo, é bancada da bala, evangélica, ruralista, é o inimigo que não tem rosto, é concentração de muito nas mãos de poucos, é mega-empresário que não paga imposto, é o filho dele que nos estudos teve tudo e mais um pouco. A relação é nefasta, quem tem mais condição se prepara melhor, quem se prepara melhor estuda na de graça, é a melhor, são poucas vagas, é tudo ou nada, é geográfico, vê onde eles distribuem livro, vê onde eles distribuem arma, saca? Eles sacam!

Então adeus professor? Adeus professora? É a cabeça bem feita, entupida de tudo, super especializada, é todo conhecimento que te passam de forma fragmentada, é uma merda de prova que você estuda, estuda, estuda pra nada, porque você estuda um ano e em um dia joga tudo na privada, é que passa pela intenção, mas se ela não for boa, irmão, não vale de nada. É um sonho, é sem nota, é a criança se sentindo representada, representando. Tendo acesso em tudo que homens brancos privilegiados estão acessando. Adeus professor, gratidão! O esforço é sem tamanho. Adeus professora, a gente segue sonhando, segue gritando poesia, porque a gente transforma se transformando. A gente transforma se transformando. Não é a toa, e na boa, quem é do mar não enjoa, chuva fininha é garoa.
Adeus professor.
Adeus professora.

Gratidão às mestras.

sobre o

POETA

Fernaun

Fernaun é Mc, poeta e geógrafo. Com dois álbuns lançados (“Fernaun” em 2018 e “Entre Muros e Poesias em 2019), está em fase final de produção do seu terceiro trabalho chamado “Geográfico”. Conta também com alguns singles lançados nos últimos anos. Em breve lançará seu primeiro livro, também intitulado “Geográfico”, além de contar com algumas poesias lançadas em Antologias ao longo dos últimos anos. Atua como poeta-formador nas escolas públicas de São Paulo, realizando oficinas de poesia e batalhas de Slam, integrando a equipe do Slam Interescolar desde 2019. Faz parte da organização do Slam do Bronx, que ocorre na Zona Sul da cidade.

SLAMS

ver todos >

Slam Fluxo

Slam do Verso

SLAM JAZZ

Slam do 13

Estéticas da Periferia

Slam Vida Viva

Slam Resistência

Slam da Guilhermina

TAGS